18 abril 2017

[ENTREVISTA] 160914 De amador a produtor: o progresso do Rap Monster



O líder e rapper do BTS, Rap Monster (nome real Kim Namjoon), esteve ativo como amador até o seu debut oficial em junho de 2013, e cresceu para se tornar um artista que lidera a Hallyu Wave do Kpop.

Atualmente, Rap Monster diz estar num "estado de mente em que ele pode produzir música confortavelmente". Ele começou a produzir música para o álbum de seu grupo cerca de 1 ano atrás e recentemente deu uma nova música, "Dilemma", de presente para o grupo sênior Homme (Lee Hyun e Changmin), mostrando seu crescimento impressionante.

A Xport News marcou seu 9º ano na ativa e se encontrou com uma nova geração de produtores que estão fazendo seu caminho como artistas, indo além do seu status de idol. Nós ouvimos suas histórias sobre música. A última pessoa é Rap Monster, alguém que agora podemos chamar de "produtor". No fim, a entrevista não foi normal.

◆ O BTS tem muitos fãs não só na Coréia, mas também no exterior. Você sente sua popularidade?
RM: Eu sinto quando estamos no exterior. Quando nos apresentamos num local grande, é incrível quando as pessoas nos falam "os ingressos se esgotaram rapidamente". Eu reconheço o quanto somos sortudos quando vejo todo o amor que recebemos quando viajamos para outros países. Sou muito grato de poder fazer isso numa era em que a mídia é dinâmica. Eu sinto que nos beneficiamos muito disso. Nós podemos facilmente nos conectar com outras pessoas e é ótimo.

◆ O que você acha que é o segredo para ser popular internacionalmente?
RM: Eu acho que a nossa dedicação ao nosso trabalho é um grande fator. Estamos sempre nos esforçando para cantar e compor, e pra fazer bem feito. Cantar, dançar, as performances, fazer tudo isso bem feito é a coisa mais importante. Além disso, muitas pessoas hoje gostam de kpop não só pelas performances, mas também pelas pessoas e suas personalidades. Eu acho que a amizade próxima que nos temos no grupo é um bônus. E quando interagimos com os fãs pelas redes sociais e pelos vídeos, eu sinto que temos uma relação mais próxima do que celebridades x fãs.

 
◆ Falando sobre o Rap Monster, você é conhecido como um idol que produz música. O que fez você começar a produzir?
RM: O conceito de produzir é ambíguo. Tem pessoas que dizem que isso é produzir, ou que não é isso. Eu acho que se você está produzindo música, você deve saber como fazer o arranjo das músicas. Fazer o arranjo é implementar os instrumentos, criar e arranjar os instrumentos para que seja feita uma melodia de fundo. É diferente de fazer melodias. Hoje em dia muita gente está fazendo coisas interessantes então eu sinto que atingi meu limite. E faz menos de um ano desde que comecei a produzir. Eu tenho um teclado e faz menos de um ano então ainda é difícil. Eu não tenho habilidades pra usar outros equipamentos então ainda estou aprendendo. Eu sempre quis compor música. Compor uma música é... escrever melodias. Eu comecei a escrever para mim mesmo há cinco anos. Eu comecei a fazer isso oficialmente no final de 2012, e eu queria, alem do rap, cantar. Eu queria fazer minhas próprias músicas. Eu queria expandir meu espectro, então continuamente escrevi melodias por conta própria. Eu também presto atenção nas tendências e tenho muita ambição [em relação à música].

◆ Você lançou uma mixtape no passado. Qual era a mensagem que você quis transmitir através da mixtape?
RM: Naquela época, eu só queria lançar alguma coisa em vez de pensar em transmitir alguma mensagem. Eu estava com raiva por algum motivo. Eu não se era de mim mesmo ou do mundo, mas eu só pensei que deveria contar a minhas histórias. Depois de ouvir a mixtape novamente, eu ainda não consigo dizer que história eu estava tentando contar. Eu so pensava em lançar a mixtape. Na época eu não sabia o suficiente, porque eu não sabia como fazer o arranjo das músicas. Então tive um limite em como contar minha história, e também tive um limite porque eu usei músicas (de fundo) de outras pessoas e contei minha história em cima delas. É uma mixtape com sentimentos misturados de amor e ódio.

◆ De onde você tira inspiração quando está escrevendo música e letras?
RM: Eu me inspiro quando não tento escrever músicas. Eu sempre penso que eu preciso fazer alguma coisa quando vou ao rio Han ou depois do trabalho. Quando eu assisto um filme, inconscientemente, quando uma frase ou cena aparece, eu pensaria que preciso fazer algo assim. Eu faço muitas anotações, se faço 100, somente 3~4 funcionam na realidade.

 
◆ Das músicas que você compôs até agora, por qual você se sente um carinho especial?
RM: "Young Forever foi a primeira música que produzi e que foi lançada de verdade, então tenho um carinho especial por ela. Recentemente, eu co-escrevi "Dilemma" do Homme, foi a primeira vez que escrevi para outra pessoa então acho que vou ter muitas músicas no futuro com as quais vou sentir apego. Fazer algo pela primeira vez na vida sempre tem um significado especial, não é?

◆ Como um idol e produtor, você sente a distância entre os dois?
RM: Em vez de uma distância, eu acho que produtor e idol podem convergir em algum ponto. Tem idols que são ótimos produzindo música. Se eu tivesse que apontar uma diferença... é muito diferente quando estou trabalhando num álbum do BTS como produtor, quando estou trabalhando na música do Homme, e quando trabalho nas minhas próprias músicas. É como criar diferentes personas. É bem estranho. Quando produzo minhas músicas, eu não tenho que me preocupar com nada e só sigo meus sentimentos. Quando estou produzindo para o BTS, eu penso sobre quantas pessoas iriam ouvir isso. Eu não posso só seguir meus sentimentos, porque tem que ser uma música que o público goste e que possam cantar junto. Se for escrevendo para outra pessoa, tenho que pensar em diminuir a distância entre o tipo de coisas que eles querem e o que eu quero contar. É diferente então é um pouco difícil mudar entre esses 3 tipos.

◆ O que é mais importante quando você está escrevendo uma música?
RM: Eu vejo que impacto a melodia e a letra tem em mim. É claro que penso sobre o tanto de pessoas que vão ouvir a música quando estou produzindo como membro do BTS. Se eu não gosto da ideia, então outras pessoas não vão gostar também. Quando estou trabalhando nas músicas, o mais importante é se a música, letra, melodia e instrumentos tem algum tipo de impacto. Auto-satisfação é importante também.

◆ Existe algum tipo de regra musical que você tenta seguir quando está produzindo?
RM: "Não ter regras" é a minha regra. Depois de lidar com isso de uma forma técnica, música pop de fato tem regras. Mas "não vamos nos limitar por causa de regras" é a minha regra. Se você continuar fazendo com regras, depois de um tempo se torna óbvio. Eu aprendi que é possível produzir de um jeito que eu queira, se eu processar as histórias e regras de outras pessoas. Eu não sei quão ruim em produção eu seria se eu só decidisse o que eu faria e pensasse que eu devo manter um certo elemento, mas quando eu ficar mais velho, estarei preso a essa característica. Então eu evito fazer isso.



◆ Tem alguma pessoa para a qual você gostaria de dar uma música de presente?
RM: Como um produtor, é uma honra fazer uma música para um bom cantor. Mas eu não pensei nisso ainda. Eu tive sorte de poder co-escrever para o Homme. Não é que eu não tenha trabalhado muito fora da empresa, eu apenas não sei ainda qual é a minha habilidade como produtor. Eu gostaria de colaborar com outras pessoas. Talvez porque eu tenha uma voz grave, eu gosto de cantores com um tom mais fino. Tem muitas vocalistas mulheres com as quais eu gostaria de trabalhar, como Youngha, Lee Sora, Kim Yuna, entre outras. Eu gostaria de trabalhar com pessoas que cantam músicas tristes. Eu gostaria de trabalhar com eles, seja numa colaboração ou outra coisa.

◆ Que tipo de música você gostaria de fazer no futuro?
RM: Como no drama "Dear My Friends", eu quero fazer música que encontre as coisas que eu não pude descobrir. "Dear My Friends" foi catártico pra mim. Eu senti que "meus pais ja foram jovens também" mas também me fez pensar sobre coisas que eu não sabia antes. Eu quero fazer esse tipo de música.

◆ Qual seu objetivo final ou sonho?
RM: Meu objetivo é fazer mais música, mesmo que somente uma permaneça na playlist da vida de alguém.

◆ É o nono aniversário da Xport News, por favor diga algo.
RM: O que eu gostaria de dizer é que eu venho escrevendo músicas há 10 anos, e a primeira vez que gravei e lancei um rap meu foi em julho de 2007. Também fazem 9 anos desde que comecei a fazer rap. Ano que vem, acho que vou começar a entender que "rap deve ser feito dessa forma". Meu pai também dizia, "Você vai conhecer bem algo se fizer isso por 10 anos". Já que faz também 9 anos que a Xport News está trabalhando, eu acho que as pessoas associadas vão se sentir assim. Agora eu acho que o momento em que vocês se sentiriam assim então os parabenizo ainda mais. Espero que a Xport News possa chegar até os 90 anos!

Créditos
Fonte: Xport News
Trad. KOR - ENG © Kimmy Yang e ARMY BASE
Trad. ENG - PTBR © @cypher3_twt

Disqus