30 junho 2017

BTS WINGS CONCEPT BOOK - Entrevista com JIMIN

Somos cantores, nós fazemos performances, não é? Fazer o meu melhor com o pensamento de que não tenho nada a oferecer exceto minha performance, eu acho que é importante não esquecer esse pensamento 』 

Q. Ter o papel da fazer a abertura de Blood, Sweat & Tears deve ter colocado uma grande pressão sobre você. 
JIMIN: Eu estava nervoso desde o período de gravação. Bang Shihyuk PD-nim me disse 'você é ótimo, faça bem feito' mas se tornou um fardo também, já que a primeira impressão da música dependia de mim. Eu trabalhei nisso pensando 'eu preciso fazer isso dar certo de alguma forma'. Depois de receber a música e pensar sozinho sobre como eu deveria cantar, eu fui até o estúdio de gravação e os produtores me disseram pra cantar dessa forma ou daquela forma, e fui lentamente guiado a uma melhor direção. O PD-nim dizia com frequência pra eu cantar Blood, Sweat & Tears de um jeito sensual também. Então eu cantei com um tom leve e delicado. Você deveria ouvir o que eu cantei enquanto praticava (risos). 

Q. Jin escolheu Jimin como o membro que tem a vibe que mais combina com a performance de Blood, Sweat & Tears. 
JIMIN: Eu acho que a performance nunca seria boa se eu sou o único que me saí bem. Ele deve ter me escolhido porque a minha parte está no início. Nós conversamos sobre isso com frequência. As expressões faciais de uma pessoa durante sua parte individual não importa, os outros membros também precisam criar a vibe pra ela poder ser expressa de forma completa. 

Q. Tem alguma parte que você acha que conseguiu fazer melhor? 
JIMIN: Eu acho que a abertura. Os fãs gostaram bastante. Na última vez que filmamos um episódio pro VLIVE da NAVER, tinha uma pergunta numa pesquisa feita com os fãs que dizia "Qual parte você gosta mais em uma música do BTS?". Muitos fãs escolheram a abertura de Blood, Sweat & Tears então essa parte ficou em primeiro lugar. Acho que eu fiz dar certo se os fãs pensam assim (risos). Eu me exercitei por cerca de 2 anos, mas eu perdi cerca de 7kg dessa vez depois de fazer uma dieta. Eu estava muito sensível durante minha dieta. Quando praticávamos a coreografia juntos, eu era o único que ficava acabado, não porque eu estava com fome, mas porque eu não tinha força (risos). Foi inevitável então os membros só podiam sentir pena de mim. Jin-hyung me disse "Coma junto comigo. Por que você tem que fazer isso?" mas eu só disse pra ele "Não, eu preciso fazer isso" e continuei a dieta. 

Q. Como que você trabalhou na sua música solo "Lie"? 
JIMIN: Levou cerca de 3, 4 semanas no total. Organizar as melodias e letra, compor junto com o hyung e noona compositores levou 1, 2 semanas, e mais 2 semanas pra gravar. Foi muito difícil. Eu gravei tudo e joguei tudo fora pra começar de novo porque eu não estava satisfeito, isso se repetiu algumas vezes e foi bem estressante. O resultado final tem que ser bom então eu continuei a gravar até que fosse bom. 

Q. Qual foi a parte mais difícil? 
JIMIN: Foi difícil desde o momento em que ouvi a música pela primeira vez. Que tipo de melodia e letra vão combinar com essa música? Eu nunca publiquei nenhum cover então "Lie" é o meu primeiro passo como compositor e liricista. Essa música não parece complexa pra quem a escuta pela primeira vez? Foi difícil começando com esse pensamento. Eu estava preocupado até o final, somente quando muitas pessoas mostraram reações positivas sobre a música, mais do que eu esperava, foi que eu me senti aliviado. 

Q. Você já perguntou porque que eles te deram uma música tão difícil? 
JIMIN: (risos) Eu perguntei "Isso parece muito difícil, vai dar certo?". Todo mundo dizia que daria certo mas eu estava tipo "Isso não... essa não era a resposta que eu queria..." (risos). 

Q. Está concluída agora, então você sentiu algo tipo "eu cresci até aqui"? 
JIMIN: Eu ainda não acho que me cresci muito nem mesmo agora. Eu me sinto frustrado olhando pra o que eu faço. Pensando ''Porque que o resultado não é bom?". Eu provavelmente consigo ficar bom rapidamente mas não consigo atingir meu objetivo. Não importa o quão longe eu acho que cheguei, quando olho pra trás, ainda estou no mesmo lugar. Isso me cansava muito antes. Porque o resultado não é bom? Talento é realmente importante, eu não tenho nenhum talento, eu pensei. Então eu praticava ainda mais. Eu não tenho talento então eu apenas trabalho mais duro. 

Q. O quanto que você praticava? 
JIMIN: Eu reduzi bastante as horas de sono. Eu acordava cedo antes de ir à escola pra praticar, eu praticava durante o intervalo do almoço, praticava depois da escola, praticava até o amanhecer e continuava depois de dormir um pouco e então ia pra escola. Isso se repetiu durante 1 ano. Mas não houve nenhuma mudança significativa. Eu tive aulas de canto algumas vezes antes, mas eu só comecei a cantar no ano em que fui trainee. Eu não conseguia cantar bem no começo então foi muito difícil treinar sozinho. O que que eu preciso praticar? Por onde devo começar? Essas perguntas estavam sempre na minha mente.

Q. Você falou sobre sua preocupação com seus vocais no blog ano passado. 
JIMIN: Eu ainda estou trabalhando numa solução pra minha preocupação agora. Esse é como o meu dever de casa como um cantor. Eu até pensei no extremo de pausar todas as atividades com o BTS pra ter aulas de canto mesmo que seja apenas por 3 meses, como num campo de treinamento. Eu quero melhorar mesmo que eu tenha que chegar a esse ponto. 

Q. Você conseguiu mostrar a força da sua voz enquanto trabalhava em WINGS? 
JIMIN: O pessoal da empresa me dizia que minha voz é muito boa. Eu meio que a odiava. Eu quero ouvir as pessoas dizerem que eu canto bem, mas isso me faz sentir que a minha voz cobre/distrai de todo o resto. Todos falavam tão bem, eu era o único sendo pessimista. “Porque que eu não consigo nenhum outro tipo de elogio sem ser esse?“ Eu não sou mais tão duro comigo mesmo. Eu penso mais tipo “sim, eu consigo fazer direito também, apenas faça isso“. 

Q. Sua auto-confiança deve estar mais alta do que antes. 
JIMIN: Eu acho que estamos lentamente conquistando o que queremos. Por outro lado, estou ansioso também. Eu sinto a pressão de crescer de acordo com o crescimento do time. Nos podíamos cobrir uns aos outros antes, mas agora, mesmo quando planejamos não fazer isso, cada um de nós se destaca. Não podemos mais cobrir uns aos outros nem mesmo se nós quisessemos. É por isso que eu acho que o papel de cada membro é importante. 

Q. Que papel é esse? 
JIMIN: A performance que cada um de nós tem que mostrar no palco. Mostrar a vibe única de cada indivíduo. Eu não sei qual é o papel exato no time. Antes era como "Eu sou XX e meu papel é ser charmoso", mas eu não acho que seja uma questão de quem tem o papel de ator, quem tem o papel de cantor. Somos cantores, nós fazemos performances, não é? Fazer o meu melhor com o pensamento de que não tenho nada a oferecer exceto minha performance, eu acho que é importante não esquecer esse pensamento.

Imagem de referência © @floofyjimin
Trad. KOR - ENG © ktaebwi
Trad. ENG - PTBR © @agustd_mixtape

Disqus