Q. Vocês acabaram de lançar o primeiro álbum chamado "THE BEST OF BTS", sintetizando os 2 anos e meio de atividades no Japão, tem alguma música que é diferente das outras?
J-hope: "For You". É a nossa primeira música original em japonês a ser oficialmente lançada no Japão então eu acho que tem um significado especial.
Suga: Eu acho que é a versão japonesa de "I NEED U". A letra é um pouco diferente da versão coreana, então eu gosto dela.
Q. Um momento memorável das suas atividades no Japão até agora?
Jin: Não tem nenhum momento que me faz pensar "É esse". Eu sempre olho pra todo o estádio quando canto a última música em qualquer show. Eu não sei se é felicidade ou tristeza, mas nesses momentos, eu tenho sentimentos que não consigo explicar. A sensação que fica depois do final é a mais memorável pra mim. Eu sempre me sinto muito emocionado sempre que faço uma performance.
Jimin: No nosso primeiro showcase nós nos apresentamos na frente de 500 fãs. Enquanto o número de shows aumenta, o tamanho dos locais de show aumenta também, e recentemente nós nos encontramos com vários fãs na nossa turnê em arenas. Eu sempre me sinto emocionado nesses momentos.
Suga: Foi muito divertido poder participar de grandes festivais de música como o Summer Sonic e o A-Nation.
Q. Vocês receberam um prêmio de melhor artista, o daesang de "Artista do Ano", na maior cerimônia de premiações da Ásia, "2016 Mnet Asia Music Awards", no ano passado. Vocês choraram no palco.
Suga: Eu estava ouvindo o discurso e pensando nas memórias dos últimos 7 anos desde que me tornei um trainee. As dificuldades, os momentos felizes, todos os tipos de lembranças passaram pela minha mente e me senti muito emocionado. Eu chorei sem perceber também, já que não consegui segurar.
Jungkook: Eu chorei porque me senti muito grato às ARMYs. Eu planejei não chorar no palco não importa o que acontecesse, mas minhas lágrimas caíram quando eu olhei pros nossos fãs. Eles passaram por dificuldades com a gente e nos apoiaram. Eu fiquei tão emocionado que chorei. Eu... Nós somos muito sortudos.
Rap Monster: Nós estávamos muito felizes, então fomos comer juntos depois que voltamos de Hong Kong! Nós pedimos pasta (N/T: massa/macarrão) e pizza...
J-hope: O dia em que recebemos o prêmio foi perto do aniversário do Jin também.
V: Então comemoramos os dois.
Jin: Nós comemos comidas muuuuito deliciosas! (rosto sério)
J-hope: Nós comemos e relembramos o passado.
Jimin: Foi divertido.
Q. Além de receber o prêmio, o álbum coreano ficou em 26º lugar na Billboard americana, e ficou em 1º lugar no iTunes de 27 países. 2016 foi um ano inesquecível pra vocês.
Suga: Nós visitamos países que ficam do outro lado do mundo como o Brasil, e sentimos o amor dos fãs por nós nesses países, eu acho que essa era nos beneficiou muito. Parece que nós somos muito sortudos.
V: Mas mesmo assim... eu quero receber mais amor no Japão também. Au au! (posicionando as mão como um cachorrinho e fingindo morder o braço do Jungkook, que estava sentado do lado dele).
Jungkook: (desvia do V como se fosse acostumado com isso) É, eu acho que sim.
Rap Monster: É muito fantástico. Todas as vezes que fazemos shows no exterior, as pessoas que tem nacionalidades diferentes da nossa e falam idiomas diferentes do nosso, todos cantam junto com nossas músicas.
V: É bem legal.
Rap Monster: Esse ano, teve início uma nova era pra nós e pros nossos fãs.
Jimin: Na verdade tem uma performance que estou pensando sobre agora. Uma performance que qualquer um que assistir vai poder ver como somos legais e divertidos. Eu vou trabalhar duro por isso.
Jungkook: Eu quero crescer mais! Para que o crescimento seja nossa arma.
Q. Seus esforços infinitos transformaram o BTS no grupo que vocês são hoje. Teve alguma coisa que mudou, ou que não mudou, comparado com o período em que vocês debutaram?
Suga: Uma coisa que não mudou desde antes do debut, primeiro de tudo, é a nossa atitude de priorizar nossas performances como dançarinos e cantores/rappers. Mesmo que cada membro tenham algo que eles queiram fazer, todos nós pensamos nas direções que devemos e não devemos seguir como um grupo acima de tudo. Eu acho que isso é um dos nossos pontos fortes.
Rap Monster: E outra coisa é prática/treino. Prática em primeiro lugar e prática em segundo lugar. Se antigamente demoravam 10 tentativas pra gente conseguir fazer algo, agora nós conseguimos fazer após somente 5 tentativas. Eu acho que fazemos as coisas com mais eficiência.
Q. Vendo suas performances, vocês tem coreografias bem intensas, então parece um pouco cansativo.
Suga: (com uma expressão séria) Honestamente, é difícil.
Todos: (risos)
Rap Monster: Mas foi o trabalho duro praticando isso que nos tornou quem somos hoje, então não podemos parar.
V: Não iremos parar!!
Q. Nós gostaríamos de sugerir parar de vez em quando e descansar.
Suga: Recentemente nós tivemos que dançar as músicas com coreografias difíceis uma atrás da outra, então é muito cansativo. Até mais ou menos um ano atrás, eu so praticava sem pensar muito, mas então eu aprendi que se eu continuasse assim, iria causar danos ao meu corpo, então agora eu tomo suplementos e produtos pra manter a saúde, assim como também cuido do meu corpo.
Jungkook: Você tem que trabalhar a sua stamina.
Suga: Isso mesmo.
Q. Voltando ao que estávamos falando antes, teve alguma coisa que mudou?
V: Logo após o debut, eu não sabia de nada. Eu não conseguia fazer nada a não ser fazer o meu melhor no que me era dito pra fazer. Mas agora, eu faço isso ao mesmo tempo em que tento entender o significado do que faço e penso mais profundamente sobre isso.
Jungkook: Hm... Eu penso mais profundamente agora. Mas ao invés de dizer que algo mudou, eu acho que é mais por que amadureci minhas atitudes.
Jimin: Meus pensamentos sobre os fãs e sobre me apresentar no palco também mudou.
J-hope: Meu crescimento pessoal, assim como minha atitude sobre as performances, fãs e muitas outras coisas mudaram. Eu estou sempre consciente de que sou um profissional, e sobre o que pode ser visto de fora e também o que não é visto.
Jimin: "Eu sou um profissional"... isso mesmo. A aparência de todo mundo mudou bastante também.
Rap Monster: Parece que, quando éramos trainees, as habilidades em canto e dança e o senso de moda de todo mundo era meio bagunçado (risos). Mas eu acho que nós nos parecemos com celebridades agora.
Q. Vocês continuarão crescendo como artistas e serão "o BTS em ascensão" no futuro também. [N/T: se referindo ao título da música 진격의 방탄” (Attack On Bangtan/Rise Of Bangtan)]
Jin: Vamos continuar a crescer.
Rap Monster: Não podemos parar agora (risos).
Créditos:
Scans © myheaven0624
Trad. JPN - KRN © mondomizel1, rn_rn_rn
Trad. KRN - ENG © ktaebwi
Trad. ENG - PTBR © cypher3_twt
Trad. JPN - KRN © mondomizel1, rn_rn_rn
Trad. KRN - ENG © ktaebwi
Trad. ENG - PTBR © cypher3_twt
Nenhum comentário:
Postar um comentário