BTS = a revolta dos Dirt spoons*?
Eles debutaram em junho de 2013 e estão chegando ao seu 4º ano. Eles gradualmente trabalharam para alcançar sua posição atual, iniciando com os prêmios de Rookie do Ano e em 2 anos ganharam o 1º lugar em programas de música, e um ano depois se tornaram ganhadores do troféu Daesang nas cerimônias de premiação de música do fim de ano. Agora a Coreia parece pequena demais, e eles dominaram palcos internacionais começando pela América, e se tornaram o grupo de KPOP amado pela Billboard. É o grupo que está escrevendo recordes impressionantes. Eles são o BTS.
O BTS está sob a empresa BigHit Entertainment. O compositor Bang Sihyuk é o representante da empresa e é verdade que o tamanho da empresa é diferente em comparação com as grandes empresas. Entretanto, ele ainda pode liderar o BTS para o sucesso e em pouco tempo está liderando a indústria doméstica de música pop. Nós recentemente entrevistamos o CEO Bang Sihyuk que escreveu a "história de sucesso da dirt spoon". Lendo nós podemos sentir sua afeição com o BTS, descobrir o segredo por trás de seu sucesso, e seus planos futuros.
- Vamos perguntar com franqueza. Qual é o segredo por trás do sucesso do BTS?
"Honestamente eu não tenho certeza. Depois de compilar comentários de fãs, jornalistas e críticos da música sobre o sucesso do BTS, eu penso que é por que suas performances são boas, eles estão atualizados com as tendências musicais globais, e porque falam sobre suas próprias histórias em suas músicas. A juventude global consegue se identificar com as músicas. Eu acho que a interação com fãs através de várias redes sociais cria uma sensação de que eles são amigáveis, o que também pode fazer parte do segredo."
- "Trilogia sobre escola", "Série HYYH", etc. Você liderou as continuação das séries, certo?
"Grupos mais antigos já fizeram várias séries como essas mas acho que podemos dizer que o BTS tentou esse conceito depois de muito tempo. Entretanto, nossa empresa não gosta de planos não naturais. Outros podem discordar mas nós não nos apoiamos em ideias brilhantes. Nós temos uma filosofia firme sobre o BTS falar sobre suas próprias histórias. Como estamos querendo expressar isso, a quantidade acabou sendo grande demais pra caber em um só album. Decidimos dividir a história em partes por que colocar tudo à força em um álbum seria um equívoco. Não foi uma ideia única de planejamento. Nós apenas dividimos a história."
O BTS está sob a empresa BigHit Entertainment. O compositor Bang Sihyuk é o representante da empresa e é verdade que o tamanho da empresa é diferente em comparação com as grandes empresas. Entretanto, ele ainda pode liderar o BTS para o sucesso e em pouco tempo está liderando a indústria doméstica de música pop. Nós recentemente entrevistamos o CEO Bang Sihyuk que escreveu a "história de sucesso da dirt spoon". Lendo nós podemos sentir sua afeição com o BTS, descobrir o segredo por trás de seu sucesso, e seus planos futuros.
- Vamos perguntar com franqueza. Qual é o segredo por trás do sucesso do BTS?
"Honestamente eu não tenho certeza. Depois de compilar comentários de fãs, jornalistas e críticos da música sobre o sucesso do BTS, eu penso que é por que suas performances são boas, eles estão atualizados com as tendências musicais globais, e porque falam sobre suas próprias histórias em suas músicas. A juventude global consegue se identificar com as músicas. Eu acho que a interação com fãs através de várias redes sociais cria uma sensação de que eles são amigáveis, o que também pode fazer parte do segredo."
- "Trilogia sobre escola", "Série HYYH", etc. Você liderou as continuação das séries, certo?
"Grupos mais antigos já fizeram várias séries como essas mas acho que podemos dizer que o BTS tentou esse conceito depois de muito tempo. Entretanto, nossa empresa não gosta de planos não naturais. Outros podem discordar mas nós não nos apoiamos em ideias brilhantes. Nós temos uma filosofia firme sobre o BTS falar sobre suas próprias histórias. Como estamos querendo expressar isso, a quantidade acabou sendo grande demais pra caber em um só album. Decidimos dividir a história em partes por que colocar tudo à força em um álbum seria um equívoco. Não foi uma ideia única de planejamento. Nós apenas dividimos a história."
- Parece que a cor atual do BTS mudou um pouco em comparação à época do debut.
"Eu acho que essa é uma opinião que depende do ponto de vista. Conceitos são importantes na indústria idol então de acordo com os conceitos visuais e musicais, o BTS de fato tentou várias cores (= estilos). Ouvimos comentários como "Eles estão diferentes?", "O BTS mudou", mas dentro da empresa, não podemos usar palavras como "mudança" e "transformação". Isso por que não mudamos nossa perspectiva de contar histórias sobre a juventude. Estamos apenas seguindo o gênero musical, moda e tendências que são adequadas para a idade dos membros naquele período; Os fãs teriam abandonado o grupo se tivéssemos traído o conceito original mas os fãs não fizeram isso então eu acho que eles percebem a consistência do grupo. Desde que debutaram até o presente, o BTS tem contado suas histórias, as histórias de sua geração, e as histórias que eles quiseram esconder, de uma forma sincera. Nós nunca decidimos "Vamos tentar esse conceito para esse álbum?"."
- Alguns membros lançaram suas próprias mixtapes e colaborações.
"Os membros são livres pra decidir nesse assunto. Não é certo a gente (empresa) interferir na música deles. A empresa pode ajudar os membros a completar música de alta qualidade mas eu acredito que a empresa não deve interferir na direção musical dos membros. A intenção dos membros é a coisa mais importante. Antes de trazerem suas músicas pra mim (por último), as músicas são revisadas por eles mesmos e pelos produtores, então como empresa nós apenas decidimos se a música tem boa qualidade pra ser apresentada para os seus fãs. Os membros recebem várias propostas para colaborações de artistas coreanos e internacionais, mas eu não interfiro em nada. Existe uma regra. Se o artista em questão entra em contato e decide continuar por que combinam, a empresa oferece apoio. A empresa nunca foi responsável por organizar esse tipo de projeto e fazer a sugestão primeiro."
- Os membros são ativos nas redes sociais.
"Os membros são livres. Mesmo isso não foi algo planejado intencionalmente como uma estratégia de marketing. Nossa empresa não tem a cultura de dizer que você não pode fazer algo. Eu somente pedi que os membros não tivessem contas individuais porque isso não é trabalho em equipe. Então eles abriram uma única conta antes do debut. Os membros entendem que é uma conta para o grupo e se divertem com as redes sociais. Todo mundo gosta da cultura deokjil (N/T: ser um grande fã de algo e se manter atualizado com todas as informações relacionadas com a coisa da qual a pessoa é fã), então é algo que se tornou um ciclo virtuoso. Os membros produzem bastante conteúdo até um ponto em que é difícil postar tudo nas redes sociais."
- Eles são um grupo com um fandom internacional enorme, o que é pouco usual pois não tem nenhum membro estrangeiro.
"Na verdade eu não achei que a reação internacional fosse ser tão grande. Quando debutamos o grupo, queríamos manter pelo menos a virtude de um idol. Suas performances são boas então demos atenção às roupas e clipes como uma produção conjunta pra não depender somente da música. As preocupações da juventude são universais e não dependem de tendências, então eu acho que foi também por isso que eles ganharam a simpatia dos fãs internacionais. Também tem o fato de que eles puderam se aproximar facilmente dos fãs internacionais através do Youtube. Os fãs do BTS compartilham traduções dos vídeos para recrutar novos fãs e isso se tornou parte da cultura. Eu sou muito grato. Recentemente teve algo surpreendente. Num país próximo ao mar Báltico, a Estônia, uma escola de dança acrescentou uma "Aula de danças do BTS". Foi uma surpresa."
"Eu acho que essa é uma opinião que depende do ponto de vista. Conceitos são importantes na indústria idol então de acordo com os conceitos visuais e musicais, o BTS de fato tentou várias cores (= estilos). Ouvimos comentários como "Eles estão diferentes?", "O BTS mudou", mas dentro da empresa, não podemos usar palavras como "mudança" e "transformação". Isso por que não mudamos nossa perspectiva de contar histórias sobre a juventude. Estamos apenas seguindo o gênero musical, moda e tendências que são adequadas para a idade dos membros naquele período; Os fãs teriam abandonado o grupo se tivéssemos traído o conceito original mas os fãs não fizeram isso então eu acho que eles percebem a consistência do grupo. Desde que debutaram até o presente, o BTS tem contado suas histórias, as histórias de sua geração, e as histórias que eles quiseram esconder, de uma forma sincera. Nós nunca decidimos "Vamos tentar esse conceito para esse álbum?"."
- Alguns membros lançaram suas próprias mixtapes e colaborações.
"Os membros são livres pra decidir nesse assunto. Não é certo a gente (empresa) interferir na música deles. A empresa pode ajudar os membros a completar música de alta qualidade mas eu acredito que a empresa não deve interferir na direção musical dos membros. A intenção dos membros é a coisa mais importante. Antes de trazerem suas músicas pra mim (por último), as músicas são revisadas por eles mesmos e pelos produtores, então como empresa nós apenas decidimos se a música tem boa qualidade pra ser apresentada para os seus fãs. Os membros recebem várias propostas para colaborações de artistas coreanos e internacionais, mas eu não interfiro em nada. Existe uma regra. Se o artista em questão entra em contato e decide continuar por que combinam, a empresa oferece apoio. A empresa nunca foi responsável por organizar esse tipo de projeto e fazer a sugestão primeiro."
- Os membros são ativos nas redes sociais.
"Os membros são livres. Mesmo isso não foi algo planejado intencionalmente como uma estratégia de marketing. Nossa empresa não tem a cultura de dizer que você não pode fazer algo. Eu somente pedi que os membros não tivessem contas individuais porque isso não é trabalho em equipe. Então eles abriram uma única conta antes do debut. Os membros entendem que é uma conta para o grupo e se divertem com as redes sociais. Todo mundo gosta da cultura deokjil (N/T: ser um grande fã de algo e se manter atualizado com todas as informações relacionadas com a coisa da qual a pessoa é fã), então é algo que se tornou um ciclo virtuoso. Os membros produzem bastante conteúdo até um ponto em que é difícil postar tudo nas redes sociais."
- Eles são um grupo com um fandom internacional enorme, o que é pouco usual pois não tem nenhum membro estrangeiro.
"Na verdade eu não achei que a reação internacional fosse ser tão grande. Quando debutamos o grupo, queríamos manter pelo menos a virtude de um idol. Suas performances são boas então demos atenção às roupas e clipes como uma produção conjunta pra não depender somente da música. As preocupações da juventude são universais e não dependem de tendências, então eu acho que foi também por isso que eles ganharam a simpatia dos fãs internacionais. Também tem o fato de que eles puderam se aproximar facilmente dos fãs internacionais através do Youtube. Os fãs do BTS compartilham traduções dos vídeos para recrutar novos fãs e isso se tornou parte da cultura. Eu sou muito grato. Recentemente teve algo surpreendente. Num país próximo ao mar Báltico, a Estônia, uma escola de dança acrescentou uma "Aula de danças do BTS". Foi uma surpresa."
- Como foi a turnê na América do Sul e do Norte?
"Foi muito além das minhas expectativas. Eu sabia que os resultados seriam bons nos Estados Unidos, mas a América do Sul mostrou um interesse intenso. Suas reações explosivas antes da venda dos ingressos foi incrível e enquanto viajamos para Los Angeles indo da América do Sul pra do Norte, fiquei surpreso ao ver o fandom crescer. Eu não pude acreditar que o BTS era tão grande haha. Honestamente, nós tivemos sucesso por causa da geração anterior de grupos de KPOP e suas empresas. Isso nos fez sentir responsável por abrir o caminho para o mercado do ocidente para os nossos futuros grupos juniors.
- Como você se sente sobre o BTS ser referido como dirt spoon?
"Nós não usamos essa expressão primeiro. Entretanto, algumas pessoas pensam que estamos nos comparando com os outros como uma estratégia de marketing e eu não gosto dessa opinião. Eu vou dizer claramente que nós não queremos esse tipo de marketing. Não importa se nós gostamos ou não da expressão "dirt spoon". É verdade que o BTS se tornou bem sucedido vindo de uma empresa que não tinha nenhuma reputação de marca. Nós começamos sem recursos e conseguimos ter sucesso então entendo o uso da expressão "dirt spoon" mas eu espero que as pessoas parem de interpretar errado pois não estamos usando isso como uma estratégia de marketing."
- Algo que o BTS não tem, é rumores sobre relacionamento ruim entre os membros.
"Não existem rumores sobre relacionamento ruim entre os membros porque eles não tem relacionamento ruim na vida real. Eles gostam muito uns dos outros. São 7 garotos vivendo juntos então eles tem desentendimentos de vez em quando, mas antes do debut eu os ensinei a resolver os problemas dentro do grupo por conta própria. Os membros aprenderam isso 100%. Os 7 tem um relacionamento tão bom que me pergunto se é possível não haver nenhum problema desse tipo. Eu acho que é o ponto chave para um grupo durar bastante tempo como o Shinhwa."
- É verdade que quanto mais popular você se torna, mais antis você ganha?
"Eu acho que tem um nível que é aceitável. Com base em falsos rumores, eu acho que nos insultar ou fazer ataques pessoais aos membros excede o nível de comentários maldosos ou ser um anti. Eu já enviei os relatórios para a polícia. É um problema que eu não posso perdoar. Eu acho que mentir e xingar por trás da anonimidade é uma cultura que não deveria existir. Qualquer coisa abaixo disso é liberdade de expressão. Porque a internet é uma sociedade igualitária e anônima. Entretanto, qualquer coisa além disso é algo que não posso fingir que não vejo. A partir de agora, irei arcar com os custos e o tempo necessário pra confrontar fortemente (esses atos). Mais do que tudo, os membros sofrem, já que ainda são jovens. Eles sofrem mais particularmente quando nossa música ou conteúdo é alvo de rumores injustamente. Porque nosso orgulho é principalmente esse conteúdo que nós fazemos com sinceridade desde o debut até hoje. Agora eu acho que foram longe demais, então estou tomando as medidas para os confrontar fortemente sem fazer acordos, com o objetivo de proteger os membros."
"Foi muito além das minhas expectativas. Eu sabia que os resultados seriam bons nos Estados Unidos, mas a América do Sul mostrou um interesse intenso. Suas reações explosivas antes da venda dos ingressos foi incrível e enquanto viajamos para Los Angeles indo da América do Sul pra do Norte, fiquei surpreso ao ver o fandom crescer. Eu não pude acreditar que o BTS era tão grande haha. Honestamente, nós tivemos sucesso por causa da geração anterior de grupos de KPOP e suas empresas. Isso nos fez sentir responsável por abrir o caminho para o mercado do ocidente para os nossos futuros grupos juniors.
- Como você se sente sobre o BTS ser referido como dirt spoon?
"Nós não usamos essa expressão primeiro. Entretanto, algumas pessoas pensam que estamos nos comparando com os outros como uma estratégia de marketing e eu não gosto dessa opinião. Eu vou dizer claramente que nós não queremos esse tipo de marketing. Não importa se nós gostamos ou não da expressão "dirt spoon". É verdade que o BTS se tornou bem sucedido vindo de uma empresa que não tinha nenhuma reputação de marca. Nós começamos sem recursos e conseguimos ter sucesso então entendo o uso da expressão "dirt spoon" mas eu espero que as pessoas parem de interpretar errado pois não estamos usando isso como uma estratégia de marketing."
- Algo que o BTS não tem, é rumores sobre relacionamento ruim entre os membros.
"Não existem rumores sobre relacionamento ruim entre os membros porque eles não tem relacionamento ruim na vida real. Eles gostam muito uns dos outros. São 7 garotos vivendo juntos então eles tem desentendimentos de vez em quando, mas antes do debut eu os ensinei a resolver os problemas dentro do grupo por conta própria. Os membros aprenderam isso 100%. Os 7 tem um relacionamento tão bom que me pergunto se é possível não haver nenhum problema desse tipo. Eu acho que é o ponto chave para um grupo durar bastante tempo como o Shinhwa."
- É verdade que quanto mais popular você se torna, mais antis você ganha?
"Eu acho que tem um nível que é aceitável. Com base em falsos rumores, eu acho que nos insultar ou fazer ataques pessoais aos membros excede o nível de comentários maldosos ou ser um anti. Eu já enviei os relatórios para a polícia. É um problema que eu não posso perdoar. Eu acho que mentir e xingar por trás da anonimidade é uma cultura que não deveria existir. Qualquer coisa abaixo disso é liberdade de expressão. Porque a internet é uma sociedade igualitária e anônima. Entretanto, qualquer coisa além disso é algo que não posso fingir que não vejo. A partir de agora, irei arcar com os custos e o tempo necessário pra confrontar fortemente (esses atos). Mais do que tudo, os membros sofrem, já que ainda são jovens. Eles sofrem mais particularmente quando nossa música ou conteúdo é alvo de rumores injustamente. Porque nosso orgulho é principalmente esse conteúdo que nós fazemos com sinceridade desde o debut até hoje. Agora eu acho que foram longe demais, então estou tomando as medidas para os confrontar fortemente sem fazer acordos, com o objetivo de proteger os membros."
A entrevista continua na parte ②
* N/T: Silver spoon (trad. lit. "colher de prata") = uma expressão que é sinônimo de riqueza, geralmente usada quando se fala de pessoas nascidas em famílias ricas. Na Coréia do Sul surgiram nomes para vários rankings de tipos de "colher", de acordo com os níveis de status social (fonte: Muish). Dirt spoon (colher de poeira) está relacionado a um baixo status social, sendo usada aqui pra enfatizar que a BigHit era uma empresa sem reconhecimento na indústria kpop na época do debut do BTS (e que o sucesso deles não era algo "certo" ou esperado) mas que eles conseguiram se "rebelar" contra esse status e chegaram na posição em que estão hoje. Não sei como traduzir esses termos pois a tradução literal não faz sentido, então vou usar a expressão em inglês durante a entrevista.
Trad. ENG - PTBR © @cypher3_twt
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