29 junho 2017

BTS WINGS CONCEPT BOOK - Entrevista com JUNGKOOK

『Pensando sobre <WINGS>, eu sinto que tenho muito em comum com Sinclair em <Demian>. Ele quer se libertar do cuidado dos outros e se tornar um adulto, e eu também. Em vez de dizer que esse é um álbum especial, eu diria que me fez pensar muito após ouvir sobre o conceito. ”Eu quero ser um adulto de verdade também” 』


Q. Você terminou o ensino médio.
"Se eu tivesse continuado estudando e passando meu tempo com amigos da minha idade como uma pessoa comum, eu acho que pensaria 'Então finalmente virei adulto' quando me formei. Mas como eu comecei a viver a vida de um adulto desde os 15 anos, eu ainda me sinto como uma criança. Tenho 21 anos mas minha idade mental é como que de 15 anos. Tem muitos adultos ao meu redor também."

Q. Os outros membros te tratam como adulto?
"Em vez de me tratar como adulto, os membros me dizem ”Você é um adulto agora”. Coisas tipo 'Seja maduro', 'você é um adulto também, aja com cuidado' (risos). Principalmente quando minhas piadas vão longe de mais, eles me dizem pra ficar quieto, ou pra não exagerar. Eu tenho a tendência de precisar passar por algo pra entender direito. Se eles me falam, pouco a pouco vou me corrigindo. Estou aprendendo gradualmente graças aos hyungs."

Q. O que você falou antes é o que sua música solo Begin fala sobre.
"Houve uma época em que o produtor Bang Shihyuk-nim e nós 7 nos reunimos e conversamos sobre todo o estresse, toda a angústia que acumulamos por um longo tempo, e todos choramos juntos. Rap Monster hyung ouviu minha história naquele dia e escreveu a letra."

Q. Comparando antes e depois do debut, você sente que mudou muito graças aos membros?

"Eu mudei muito com certeza. Eu ganhei muita auto-confiança também. Eu não conseguia nem conversar assim antes. Eu ficava olhando os hyungs dando entrevistas num canto e com o passar do tempo, eu passei a falar cada vez mais até que eventualmente consegui dar entrevistas. Os hyungs realmente me criaram. Eu aprendo sobre música olhando artistas internacionais e tudo o mais que eu faço é graças aos hyungs."

Q. Você é do tipo que consegue expressar bem os seus sentimentos?
"Eu não sou bom nisso. Eu me sinto envergonhado até de dizer obrigado então basicamente nunca faço isso. Mas eu sou bom em fazer elogios (risos). Eu consigo reclamar com facilidade mas quando são conversas sérias eu sempre me sinto desajeitado. Eu consigo através de mensagens já que é um pouco mais fácil, mas conversar diretamente/pessoalmente é muito difícil."

Q. O BTS cresce junto com as histórias de cada álbum, e Jungkook cresce junto com o BTS também.
"Pensando em <WINGS>, eu sinto que tenho muito em comum com Sinclair em <Demian>. Ele quer se libertar do cuidado dos outros e se tornar um adulto, e eu também. Em vez de dizer que esse é um álbum especial, eu diria que me fez pensar muito após ouvir sobre o conceito. ”Eu quero ser um adulto de verdade também”. Olhando para os hyungs, eles não parecem se conhecer muito bem? Eles conseguem pensar e criar algo por conta própria, mas eu ainda deixo muito a desejar então não tem muito que eu consiga fazer por conta própria. Não é como se eu fosse bem em composição ou algo assim. Eu quero dar o meu melhor e ser capaz de fazer algo bem feito."

Q. Você está falando sobre querer compor música?

"Em um certo nível, sim. Eu fiquei acordado até as 7 da manhã tentando compor com MIDI no dia anterior a essa entrevista também. Eu não sei notas no piano já que eu não aprendi sobre isso, então tocar uma música é muito difícil. Os hyungs estavam todos cansados, eu não queria perturbar eles perguntando sobre coisas que eu não sei. Eu quero um som específico nessa parte mas estou achando difícil então eu apenas tento apertar todas as teclas. Eu fico dizendo pra empresa que eu quero aprender a tocar piano pra eu poder começar a compor, e agora estou planejando começar a trabalhar de verdade com MIDI."

Q. Mas é necessário que todos os membros do grupo criem música?
"Só por que 2-3 membros do grupo podem criar música não quer dizer que os outros não precisam fazer também. Seria ótimo se todos pudessem fazer. Além disso, o tipo de música e emoções que eu gosto são diferentes do que os outros membros gostam. Eu quero poder transformar minhas emoções em uma história e poder ouvi-a através de música. Mas estou chateado que eu ainda não consigo fazer muito bem. Pouco tempo atrás eu estava mexendo com MIDI antes de ir dormir e isso me fez pensar que eu gostaria de também ter o meu nome nos créditos dos álbums em breve."

Q. Até que nível você gostaria de fazer isso?

"Eu ainda não pensei nisso. Eu apenas quero fazer isso devagar sem pensar precipitadamente."

Q. Que tipos de músicas e emoções você gosta?
"Eu gosto de músicas calmas. Músicas emotivas e tristes, um pouco sombrias em vez de animadas. Eu realmente gosto de ouvir sons de piano e violão. Quando estou com vontade de ficar animado eu escuto músicas animadas de hip hop ou EDM, mas normalmente eu escuto músicas calmas, como baladas pop."

Q. Você recebeu o apelido de Golden Maknae por ser multi-talentoso desde o debut. Teve algum momento em que você se sentiu sem confiança?

"Em vez de sem confiança, eu sou o tipo que se acovarda um pouco por dentro. Eu penso que ainda tenho um longo caminho a percorrer mesmo se eu danço bem, ou penso 'eu não sei cantar' mesmo se dizem que eu canto bem. Eu acho que gostaria de ainda ser assim daqui 10 anos, quando eu praticar bastante e me tornar alguém que canta muito bem. Eu gostaria de ainda pensar dessa forma mesmo se eu fosse o melhor vocalista. Originalmente esse é o tipo de pessoa que eu sou."

Q. Os idols não precisam mostrar que eles acham que 'eu sou o melhor' quando estão no palco?
"É diferente no palco. Lá, eu preciso mostrar tudo que eu posso e depois descer. Somente depois disso é que eu penso sobre mim mesmo. É mais próximo de pensar que eu ainda tenho um longo caminho a percorrer do que não ter auto-confiança." 

Q. <WINGS> contém músicas solos de cada membro e elas revelaram um pouco da cor de cada membro de várias formas. Qual o papel que você acha que tem no BTS?

"O que eu sou no time... estou curioso pra saber o que os hyungs pensam de mim mas eu nunca perguntei. Posso perguntar tipo 'O que vocês acham de mim?' (risos) Eu só gostaria de nunca causar danos ao time, e que eu seja útil. E, claro, os outros membros estão se saindo muito bem, mas eu gostaria de me tornar o tipo de existência em que sem mim, uma parte do time não funcionaria. Eu espero me tornar um membro que mostra sinergia quando nós 7 nos reunimos." 

Q. Pra fazer isso, seria importante encontrar algo que pertence a você.

"Eu ainda não tenho isso, meu núcleo. Eu estou pensando. É por isso que preciso aprender mais e trabalhar mais duro pra que eu possa melhorar. Encontrar algo que somente eu tenha é, de certa forma, o objetivo da minha vida."


Imagens de referência © peach_kku
Trad. KRN - ENG © ktaebwi

Trad. ENG - PTBR © agustd_mixtape

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus