30 março 2017

170328 Estrelas do kpop BTS provam que o idioma não é uma barreira para ótimos shows, com ingressos esgotados, em Newark

Por: Rheana Reyes
28 de Março de 2017


"Olhe ao redor. BTS no Prudential Center. Dois shows esgotados. Estou sonhando?"

Kim Namjoon (Rap Monster), o líder da boy band coreana BTS, fez essa pergunta pra arena lotada durante a parada em Newark da turnê mundial WINGS, na semana passada. Claramente, os gritos das milhares de pessoas no prédio provaram que não era um sonho.

BTS é um dos grupos mais populares do gênero kpop, abreviação de pop coreano. Nos anos recentes, a fanbase do kpop cresceu imensamente na internet. Um outro exemplo do sucesso global desse gênero foi o fato de que os ingressos para os shows do BTS tanto na América do Sul quando do Norte se esgotaram rapidamente.

No entanto, as pessoas frequentemente me perguntam, "como você encontra essas coisas?" ou "por que ouvir música que você não consegue nem entender?"

Depois do fim do show, eu esperei nos corredores do Prudential Center pra perguntar a algumas das pessoas que foram ao show essas mesmas perguntas.

O consenso geral sobre como as pessoas descobriram o kpop e o BTS foi através da internet e das redes sociais, claramente demonstrando o poder da internet em nos conectar numa escala global. Algumas das pessoas que entrevistei já são fãs de kpop há anos, outras fazem parte da fanbase há apenas alguns meses.

Quanto a pergunta sobre a barreira de linguagem, ouvi muitas respostas interessantes. Amanda e Nicole, de Tampa, disseram que ouvir kpop as deixa felizes por que as músicas são agradáveis e fáceis de lembrar.

Olivia, uma fã que veio para Newark do Texas, respondeu: "você não precisa entender a letra pra sentir as emoções da música." Ela acrescentou que a música e a voz dos cantores permite que os ouvintes sintam os sentimentos do artista. Ela então falou que o kpop a energiza e permite que ela se abra mais.

Suas amigas, Nimbé e Mariana, disseram que as pessoas podem facilmente se energizar e se conectar com a música, apesar da barreira de idioma. Elas também disseram que podem encontrar facilmente na internet a tradução das letras, o que as ajuda na compreensão da música.

No caso do BTS em particular, as traduções revelam o trabalho duro e esforço que os membros colocam em suas letras.

"Música é universal e tem a capacidade de curar as pessoas, não importa de onde elas são", disse Nimbé, uma opinião compartilhada também por suas amigas.

Finalmente, eu perguntei às pessoas que foram ao show o que eles achavam que era único sobre ser um fã do BTS ou de kpop no geral.

Gabby, de New Jersey, disse que ser fã de kpop foi para ela uma porta de entrada para a cultura coreana, o que a tornou mais atenta a cultura de outros países devido a interações com fãs de vários locais do mundo. Ela disse que ser uma fã de kpop com certeza te dá uma perspectiva mais global.

Sara, de Portland, Oregon, notou que tem muito mais do que só musica no kpop. Os artistas também preparam performances cheias de energia, participam de programas de TV e utilizam redes sociais, o que permite uma maior conexão com os fãs.

Meryll, uma fã de Nova York, disse que os artistas de kpop fazem um esforço extra pra aprender idiomas estrangeiros para poderem se comunicar melhor com os fãs.

Nimbé e Mariana apontaram que existe um senso forte de comunidade na fanbase do kpop, o que foi claramente evidente nesse show. Elas contaram sobre ser fácil se identificar com outros fãs de kpop mesmo os conhecendo a pouco tempo.

"Eu acabei de conversar e trocar redes sociais com fãs da Pensilvânia, que eu acabei de conhecer pela primeira vez! Eu sinto que não posso fazer isso em nenhum outro tipo de show", Nimbé disse.

Quanto ao show em si, foi uma experiência absolutamente incrível. Assim como Sara descreveu, kpop é realmente mais do que só música. O show incluiu coreografias elaboradas pra quase todas as músicas, vídeos incríveis durante os intervalos e vários momentos de conversa e brincadeiras dos membros do BTS.

Os fãs não se seguraram e gritaram e cantaram juntos a cada minuto do show. Como Nimbé e Mariana disseram na entrevista, os fãs se energizam facilmente com o carisma do BTS e com a batida contagiosa da música, apesar das letras serem em coreano. Quase todo mundo no Prudential Center ficou de pé durante todo o show, que durou 2 horas e meia.

Antes do BTS voltar para o encore, os fãs organizaram um projeto e colocaram sacos coloridos cobrindo os lightsticks, transformando a audiência em um arco íris de luz. O projeto foi claramente um sucesso, pois os membros do BTS reconheceram o projeto e agradeceram os fãs quando eles voltaram ao palco. Foi uma cena especial.


Antes do BTS apresentar sua última música, Kim Namjoon deu um discurso que emocionou muita  gente.

"Música e performance transcendem idioma, países e raça", ele disse. Se referindo ao arco íris de luz para aludir à diversidade da fanbase internacional do BTS, ele concluiu, "como num arco íris, não importa se sua cor é vermelho, laranja, verde, roxo, que seja. Obrigado."


Artigo original e fotos © Rheana Reyes
Trad. ENG - PTBR © @cypher3_twt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus